A Secretaria da Saúde anunciou que será inaugurado em Sorocaba em 2010, por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, terá atendimentos de acupuntura.
A prática que deverá auxiliar aos tratamentos convencionais foi anunciada pelo secretária Milton Palma durante a abertura da 1ª Semana Municipal de Incentivo às Práticas de Medicina Tradicional Chinesa, nesta segunda-feira (21), no andar térreo da Prefeitura. A programação segue até sexta-feira com palestra, aula de ginástica terapêutica e acupuntura, tudo de graça.
As atividades acontecem em áreas públicas da cidade, sempre das 9h às 12h. Nesta terça-feira (22), a ação será no Parque Municipal “Santi Pegoretti”, no Jardim Maria Eugênia. Na quarta-feira (23), o local do evento será o Parque dos Espanhóis, no bairro Pinheiros. A Praça Pio XII, em Santa Rosália, receberá a programação na quinta-feira (24) e, para encerrar a semana, foi escolhido o "Parque Carlos Alberto de Souza", no Campolim, para o evento de sexta-feira (25).
Durante todos esses dias, o Ônibus da Mulher também estará presente oferecendo exames, avaliações, orientações e agendamentos de exames para quem precisar. Haverá ainda uma equipe fazendo testes de glicemia e aferição de pressão arterial.
Mais de cem pessoas participaram do primeiro dia de atividades. Integrantes dos grupos de caminhada estiveram presentes para a solenidade de abertura e participaram das atividades práticas.
A aula de ginástica terapêutica chinesa (Lian Gong) reuniu mais de setenta pessoas e surpreendeu os estreantes, como a dona de casa, Maria Isabel Couto de Souza, de 51 anos. Ela caminha há mais de dez anos com o grupo do bairro Júlio de Mesquita Filho e gostou da ginástica que proporciona alongamento, redução de dores musculares e articulares com movimentos suaves. “Não imaginava como era porque quando alguém fala em exercícios imaginamos diferente. Se tiver outra vez certamente vou fazer”, disse Maria Isabel.
A acupuntura também chamou a atenção dos presentes e obteve a adesão de mais de 60 pessoas. A demonstração foi feita a partir do estímulo de pontos na orelha com o uso de sementes, chamada de auriculoterapia. Os terapeutas conversaram com os interessados para saber de suas necessidades e colocaram as sementes presas com um esparadrapo no ponto correspondente ao que precisa ser estimulado no organismo. “Já fiz acupuntura e sei que vou sentir melhora nos próximos dias”, disse a comerciante Francisca de Brito, de 45 anos, que sofre de insônia.